Cansei de Ser Trouxa!
- Douglas Pinto
- 9 de ago. de 2018
- 3 min de leitura

Eu recebo muitas perguntas de como se comportar, como agir em determinadas situações, o que falar, o que fazer, que decisão tomar, o que postar no Facebook e como resolver. E costumo responder com frequência a mesma resposta para todas as perguntas:
EU NÃO POSSO TE RESPONDER ESSA PERGUNTA, NÃO!
E sabe por que eu de fato não posso? Eu não vivi a sua vida, não tive as experiências que você teve, nem penso e sinto com sua mente. Eu não sei quais foram os aprendizados de vida que você teve, as decepções, traumas, medos, nada. Então por essa razão, infelizmente eu não posso dizer o que é melhor pra você.
Mas eu posso SIM ajudar você a pensar em uma forma de resolver isso. E esse é o grande segredo para conseguirmos viver melhor, nos sentirmos bem, mais leve, vivermos mais feliz com nossas atitudes e decisões: O PENSAR FORA DA CAIXA. Para mim na verdade é um prazer te ajudar a fazer isso. E como eu faço isso? Provocando reflexões através de perguntas inteligentes.
Quer saber mais sobre o assunto?
Partindo desse princípio, pense comigo: como saber o que para você é de fato ser trouxa? Bom… saindo de uma linha geral e generalizada, ser trouxa é:
Trouxa
substantivo feminino
1.
embrulho, ger. feito com pano, para guardar ou transportar objetos; trouxo.
2.
grande embrulho.
“uma t. de coisas usadas para doar”
Não esclareceu muito, né? É verdade. Então busquei informações na linguagem informal:
Trouxa é um termo pejorativo informal usado para qualificar uma pessoa que é facilmente enganada. Alguns sinônimos de trouxa podem ser mané, idiota, otário, bobo, etc.
Agora sim. E como deixarmos de ser enganados pelos outros? De sermos bobos, manés?
Eu acredito fortemente que o outro nos vê como nos vemos. Se você se vê como um trouxa, se você pensa que é trouxa, você é trouxa. E o outro vai te tratar como um trouxa. É como se inconscientemente você desse a permissão a ele de te tratar como trouxa, porque você mesmo se trata como tal.
Henry Ford tem uma frase brilhante, que diz o seguinte: “Se você pensa que pode ou se você pensa que não pode, de qualquer forma, você tem toda a razão.” Napoleão Hill tem essa frase que também gosto muito: “Se você pensa que é um derrotado, você será um derrotado.” Então… seu você pensa que é trouxa… ?!?!
E o que isso quer dizer? Quer dizer que a solução está no simples.
‘’Ai Douglas, eu li até aqui para você me dizer isso?’’ Sim.
Porque o simples traz mais efeito do que fórmulas mirabolantes. Mude sua forma de pensar e de se olhar pra você mesmo. Mude a forma como você se vê. Mude a forma como pensa a respeito de você mesmo, que como consequência o sentimento que você sentirá será outro muito melhor, e com certeza as pessoas perceberão. Já reparou que palestrantes que entram no palco inseguros, fica nítido perceber? E pessoas super autoconfiantes deixam transparecer todo aquele amor próprio, às vezes até inibindo pessoas a seu redor?
Isso tudo que citei reflete diretamente na forma como os outros vão lidar comigo e com você, nos tratando como trouxas ou não.
Quanto mais eu me conhecer, saber dos meus pontos fortes, usá-los a meu favor a favor das outras pessoas, saber como minimizar meus pontos fracos, mais eu aprendo a lidar com as outras pessoas. E mais elas percebem que não tem bobo nem trouxa aqui, não.
O outro sente. Assim como você também sente. E naturalmente, quanto mais consciente de si mesmo você fica, mais você acaba afastando as pessoas que te fazem de trouxa. É natural. Você não vai mais conseguir ficar perto delas.
Quer dizer que depois disso você nunca mais poderá ser enganado? Não!
Mas que as chances ficarão praticamente zeradas, isso ficarão sim!
Nunca, jamais, menospreze o poder do conhecer-se. O poder de saber quem você é, de se melhorar, se transformar. Porque isso sim traz felicidade para você e para as pessoas que você ama e convive.
댓글